Usando células da cartilagem no nariz dos pacientes, os médicos suíços fizeram adesivos com sucesso para tratar 10 adultos cuja cartilagem do joelho foi danificada por lesão. Dois anos após os transplantes, a maioria dos pacientes cultivou nova cartilagem nos joelhos e relatou melhora na dor, função do joelho e qualidade de vida.
Desenvolvemos uma abordagem nova e promissora para o tratamento de lesões na cartilagem articular. Embora os resultados desse estudo preliminar sejam encorajadores, são necessárias mais pesquisas antes que essa técnica se torne amplamente disponível. Antes que isso possa ser oferecido aos pacientes como tratamento padrão, obviamente ele precisa ser testado em um número maior de pacientes e em ensaios randomizados com avaliação a longo prazo dos resultados clínicos. Otorrino brasilia
O tratamento de lesões na cartilagem continua sendo um problema clínico significativo, e não há tratamento padrão-ouro nem tratamento ideal disponível. O uso de células do nariz para reparo das articulações é completamente novo. A cartilagem nasal pode ser uma ótima fonte para o reparo da cartilagem; no entanto, mais estudos clínicos são necessários.
O enxerto modificado foi cortado na forma correta e utilizado para substituir a cartilagem danificada após a remoção cirúrgica do joelho do paciente. Com o procedimento, apenas uma pequena amostra de células é retirada do nariz, usando um anestésico local. Após o reparo do joelho, o paciente fica de muletas por seis a oito semanas. Normalmente, leva vários meses para uma recuperação. Rinoplastia Brasilia
Dois anos após o procedimento, os exames de ressonância magnética revelaram um novo tecido semelhante à cartilagem normal do joelho. Além disso, nove pacientes relataram melhorias no uso do joelho e menos dor. Um paciente foi excluído por causa de várias novas lesões esportivas.
Nenhuma reação ruim foi relatada, mas dois eventos adversos sérios não relacionados ao procedimento ocorreram – uma lesão independente no joelho não tratado e novos danos na cartilagem em outras áreas do joelho tratado. Mesmo pequenas lesões na cartilagem articular podem causar dor, limitar a caminhada e a corrida e restringir o movimento articular. Com o tempo, a cartilagem saudável circundante pode se deteriorar – resultando em artrite. Otorrino Ceilandia
Uma variedade de procedimentos cirúrgicos foram desenvolvidos para preencher “buracos” na cartilagem articular, com sucesso variável. Nas últimas duas décadas, os cirurgiões conseguiram retirar células da cartilagem do joelho, cultivá-las em laboratório e colocá-las de volta no joelho de um paciente. Este novo estudo demonstra a plausibilidade de retirar células cartilaginosas do nariz em um procedimento menos invasivo que requer apenas anestesia local. Se os resultados do estudo puderem ser duplicados e estendidos para um número maior de pacientes, este é um passo à frente na restauração da cartilagem articular, e aplaudo os esforços de pesquisa.
A otorrinolaringologia é uma especialidade médica que tem como campo de atuação o diagnóstico e tratamento das doenças que afetam ouvido, nariz, seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço. A rinoplastia pode melhorar a aparência do nariz e sua função respiratória a partir da modificação de aspectos como tamanho, largura, perfil, ponta nasal, abertura das narinas e desvio de septo. Em virtude de trabalhar estruturas delicadas, a cirurgia deve ser realizada por médico com formação cirúrgica adequada, como o otorrinolaringologista. Embora também trate problemas relacionados a outras áreas do corpo humano — como ouvido, seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço —, o otorrinolaringologista é o especialista que melhor conhece o nariz. Dessa forma, sua operação não considera somente a perspectiva estética da rinoplastia, mas igualmente contempla a recuperação da funcionalidade nasal.
Esse post Cartilagem do Nariz apareceu originalmente primeiro em Marketing Médico MED-BR