Como a Pneumonia é tratada?

Quando você receber um diagnóstico de pneumonia, seu médico trabalhará com você para desenvolver um plano de tratamento. O tratamento da pneumonia depende do tipo de pneumonia que você tem, do grau de indisposição que você está sentindo, da sua idade e se você tem outros problemas de saúde. Os objetivos do tratamento são curar a infecção e prevenir complicações. É importante seguir seu plano de tratamento cuidadosamente até que esteja totalmente recuperado.

Tome todos os medicamentos prescritos pelo seu médico. Se a sua pneumonia for causada por uma bactéria, você receberá um antibiótico. É importante tomar todo o antibiótico até que desapareça, mesmo que você provavelmente comece a se sentir melhor em alguns dias. Se parar, corre o risco de a infecção voltar e aumenta as probabilidades de os germes ficarem resistentes ao tratamento no futuro.

Os antibióticos típicos não funcionam contra os vírus. Se você tiver pneumonia viral, seu médico pode prescrever um medicamento antiviral para tratá-la. Às vezes, porém, o controle dos sintomas e o repouso são tudo o que é necessário.

A maioria das pessoas pode controlar seus sintomas, como febre e tosse, em casa seguindo estas etapas:

  • Controle sua febre com aspirina, antiinflamatórios não esteroidais (AINEs, como ibuprofeno ou naproxeno) ou acetaminofeno. NÃO dê aspirina a crianças.
  • Beba muito líquido para ajudar a liberar as secreções e expelir catarro.
  • Não tome remédios para tosse sem primeiro falar com seu médico. A tosse é uma forma de seu corpo trabalhar para se livrar de uma infecção. Se a sua tosse está impedindo você de obter o descanso de que precisa, pergunte ao seu médico quais medidas você pode tomar para obter alívio.
  • Beba bebidas quentes, tome banhos de vapor e use um umidificador para ajudar a abrir as vias respiratórias e aliviar a respiração. Contacte o seu médico imediatamente se a sua respiração piorar em vez de melhorar com o tempo.
  • Fique longe da fumaça para que seus pulmões se curem. Isso inclui fumo, fumo passivo e fumaça de lenha. Fale com o seu médico se você for fumante e estiver tendo problemas para não fumar enquanto se recupera. Este seria um bom momento para pensar em desistir para sempre .
  • Descanse bastante. Você pode precisar ficar na cama por um tempo. Obtenha o máximo de ajuda que puder com a preparação de refeições e tarefas domésticas até se sentir mais forte. É importante não exagerar nas atividades diárias até que esteja totalmente recuperado.

Se a sua pneumonia for tão grave que você for tratado no hospital, poderá receber fluidos intravenosos e antibióticos, bem como oxigenoterapia e possivelmente outros tratamentos respiratórios.

Se recuperando de Pneumonia

A recuperação da pneumonia pode demorar algum tempo. Algumas pessoas se sentem melhor e conseguem retornar às suas rotinas normais em uma semana. Para outras pessoas, pode demorar um mês ou mais. A maioria das pessoas continua se sentindo cansada por cerca de um mês. O repouso adequado é importante para manter o progresso em direção à recuperação total e evitar recaídas. Não apresse sua recuperação! Converse com seu médico sobre quando você pode voltar à sua rotina normal.

Enquanto você está se recuperando, tente limitar o contato com a família e amigos, para ajudar a evitar que seus germes se espalhem para outras pessoas. Cubra a boca e o nariz ao tossir, descarte imediatamente os lenços de papel em um recipiente de lixo fechado e lave as mãos com frequência.

Se você tomou antibióticos, seu médico vai querer ter certeza de que sua radiografia de tórax está normal novamente depois que você terminar toda a prescrição. Pode levar várias semanas para o seu raio-X esclarecer.

Possíveis complicações de pneumonia

Pessoas que podem ter maior probabilidade de ter complicações de pneumonia incluem:

  • Adultos mais velhos ou crianças muito pequenas.
  • Pessoas cujo sistema imunológico não funciona bem.
  • Pessoas com outros problemas médicos graves, como diabetes ou cirrose hepática.

Possíveis complicações incluem:

  • Insuficiência respiratória, que requer uma máquina de respiração ou ventilador.
  • Sepse, uma condição na qual há inflamação descontrolada no corpo, que pode levar à falência generalizada de órgãos.
  • Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) , uma forma grave de insuficiência respiratória.
  • Abcessos pulmonares, que são infrequentes, mas são complicações graves da pneumonia. Eles ocorrem quando bolsas de pus se formam dentro ou ao redor do pulmão. Às vezes, pode ser necessário drená-los com cirurgia.