Fatos sobre osteocondrite dissecante
- A osteocondrite dissecante é uma condição articular em que uma quantidade variável de osso e sua cartilagem adjacente perdem seu suprimento sanguíneo.
- A osteocondrite dissecante causa irregularidade e fragilidade da cartilagem afetada. Como resultado, é possível que porções da cartilagem se alojem dentro da articulação, levando à limitação do movimento.
A causa da osteocondrite dissecante costuma ser desconhecida.
Os sintomas incluem dor nas articulações, rigidez e até travamento da articulação.
A osteocondrite dissecante é mais bem diagnosticada com estudos de imagem.
A cirurgia artroscópica é um procedimento frequentemente usado como tratamento para remover a cartilagem solta e o tecido ósseo da articulação.
O que é osteocondrite dissecante?
A osteocondrite dissecante é uma condição articular em que uma quantidade variável de osso e sua cartilagem adjacente perdem seu suprimento sanguíneo. A osteocondrite dissecante pode envolver o osso e a cartilagem de praticamente qualquer articulação. Cotovelos e joelhos são os mais comumente afetados. Normalmente, apenas uma pequena porção da cartilagem afetada está envolvida. A osteocondrite dissecante afeta mais comumente meninos entre 9 e 18 anos de idade.
O que causa a osteocondrite dissecante?
A causa da osteocondrite dissecante costuma ser desconhecida. As teorias incluem lesões recorrentes leves ou distúrbios de crescimento.
Quais são os sintomas da osteocondrite dissecante?
Os sintomas da osteocondrite dissecante são um resultado direto da irregularidade da cartilagem dentro da articulação afetada. Os sintomas incluem dor nas articulações, rigidez e até travamento da articulação, de modo que sua amplitude de movimento é significativamente limitada a ponto de não poder ser movida além de uma faixa limitada. Por exemplo, quando a osteocondrite dissecante afeta o cotovelo, a articulação não pode se mover além de 90 graus de extensão em vez de ser capaz de se estender totalmente em linha reta a 180 graus.
Como os profissionais de saúde diagnosticam a osteocondrite dissecante?
A osteocondrite dissecante pode ser sugerida clinicamente, observando-se a falta de amplitude total de movimento com “travamento” da articulação em um determinado ângulo. É nesse ângulo que a cartilagem e o osso soltos estão sendo literalmente “beliscados” enquanto a articulação tenta se mover. Em última análise, a osteocondrite dissecante é mais bem diagnosticada com estudos de imagem, como a ressonância magnética (MRI) ou um artrograma.
Qual é o tratamento da osteocondrite dissecante?
Não há cura como tal, mas a condição pode ser tratada de várias maneiras, dependendo do tamanho e da localização da lesão, bem como da idade do paciente e do grau dos sintomas. A cirurgia artroscópica é um procedimento frequentemente usado como tratamento para remover a cartilagem solta e o tecido ósseo da articulação. Também pode ser usado para estimular a cicatrização por perfuração e fixação de lesões que estão apenas parcialmente descoladas. Ortopedista em Brasilia
Às vezes, especialmente na forma muito jovem (juvenil), a osteocondrite dissecante pode se corrigir espontaneamente.
Qual é o prognóstico da osteocondrite dissecante?
Os indicadores de pior prognóstico ou desfecho incluem uma lesão de grande tamanho, uma lesão em uma área de carga e a idade avançada do paciente. Ortopedista Brasilia
É possível prevenir a osteocondrite dissecante?
Só é possível prevenir a osteocondrite dissecante evitando traumas ou lesões na articulação afetada. Clínica de Ortopedia em Brasilia